EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

UTFPR/UAB celebra aula inaugural para marcar o lançamento de sua primeira graduação

3P7A0061

Compartilhe este conteúdo:

Em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 07 de março, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), inaugurou a primeira graduação da universidade, o curso de Licenciatura em Computação. O evento, realizado no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Binacional, contou com a presença de autoridades acadêmicas e representantes de instituições parceiras.   

O momento síncrono teve início às 19h, com as boas-vindas aos acadêmicos e demais convidados. A cerimônia contou com a presença do Magnífico Reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, além do Pró-reitor de graduação, Antonio Machado, representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), da Secretária Municipal da Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina, representando o Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, entre outros representantes importantes da região. 

O evento híbrido reuniu também autoridades de outros polos da UAB em municípios como Campo Largo, Congonhas, Ibaiti, Jacarezinho, Palmeira, Paranaguá, Pontal do Paraná, Reserva, Rio Negro, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Umuarama, fortalecendo a rede de ensino presente em aproximadamente 900 municípios nas 27 unidades da federação. 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), responsável pelo curso, está localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). Este elo estratégico entre a instituição de ensino e o Parque Tecnológico promete proporcionar uma formação acadêmica sólida, conectando os alunos diretamente ao ambiente tecnológico e inovador da região. Constituído como um ambiente composto por diversos atores e instituições, o objetivo do Parque é estimular e induzir a interação e integração, visando à atuação sinérgica desses agentes para alcançar os objetivos comuns à sua missão, alinhando-se aos esforços da mantenedora, a Itaipu Binacional.  

Após as formalidades iniciais, a conexão em rede foi desfeita, permitindo que cada Polo da UAB continuasse o cerimonial local de maneira assíncrona. O evento continuou com a apresentação do professor da UTFPR, responsável por ministrar o curso de Licenciatura em Computação. Em sua fala, o professor compartilhou informações relevantes sobre a estrutura curricular, metodologia de ensino e as perspectivas para os futuros licenciados em Computação. 

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir, fazer perguntas e esclarecer dúvidas, tornando a aula inaugural um momento de integração e construção de vínculos entre docentes e discentes.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter