EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Abertura da Exposição da Itaipu bate recorde do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai

WhatsApp Image 2022 03 23 at 17.36.00
WhatsApp Image 2022 03 23 at 17.36.00

Compartilhe este conteúdo:

A abertura da exposição da Itaipu Binacional no último domingo (20), na Expo 2020 Dubai, estabeleceu o recorde de visitação diária do Pavilhão Brasil. Ao todo, foram mais de 32 mil visitantes em um único dia. Com o número, o pavilhão se aproximou da marca de 1,8 milhão de pessoas que passaram pelo local, desde o início do evento, em 1º de outubro de 2021.

O grande destaque desse domingo foi a estreia do ballet “A Lenda das Cataratas”, da Cia. Quasar de Dança e Cia K. Os bailarinos dançam sobre o espelho d’água do Pavilhão Brasil, ao som da trilha sonora composta por Magda Pucci, com projeções em vídeo preparadas por VJ Spetto e coreografia de Henrique Rodovalho.

O público lotou o Pavilhão Brasil para assistir à história de Naipi e Tarobá, que será encenada duas vezes por noite (às 19h e às 20h50) até o encerramento do evento, em 31 de março.

Ao longo do dia, também foi grande a movimentação, que pode ser percebida pelas filas desde a entrada do pavilhão. Logo que chega, o visitante passa por uma instalação que remete aos rios voadores, que é como se chama a conexão entre os biomas brasileiros por meio das chuvas. Ali, ouve explicação sobre como se dá essa conexão pela água. A seguir, por meio de um totem, as pessoas recebem as boas-vindas com informações gerais sobre a Itaipu e Foz do Iguaçu.

O visitante também é convidado a baixar um aplicativo que fornece informações diversas, notícias, roteiro da exposição, e uma seção de QR code que permite projetar, com o celular, animais da fauna da Mata Atlântica em áreas do pavilhão. Também é possível plantar uma árvore, contribuindo com a compensação de carbono de cada visitante.

A exposição conta ainda com cabines instagramáveis (dentro delas, as pessoas parecem estar sob a água). Com óculos de realidade virtual, é possível visitar virtualmente a Itaipu, o reservatório e entender melhor a geração hidrelétrica. Um jardim vertical oferece uma mostra de essências nativas da Mata Atlântica. É possível, inclusive, sentir os cheiros de plantas medicinais típicas da região.

Apresentação do espetáculo “A Lenda das Cataratas”. Foto: Alexandre Marchetti/IB

No segundo andar, a Sala Igarapé tem mesas com telas touch screen, em que se pode navegar pela história e ações da Itaipu, e por conteúdos de sustentabilidade. A seguir, há uma sala imersiva 360º mostrando o ciclo da água e sua relação com a geração de energia na Itaipu. Após, o visitante passa por uma galeria em que conhece depoimentos de pessoas da região (Vozes do Território), uso de dados na gestão sustentável do território (Núcleo de Inteligência Territorial – NIT) e ações da Itaipu relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O roteiro finaliza com a Ciência na Esfera, abordando as ações climáticas da Itaipu.

É importante destacar que quase todas as ativações retornarão ao Brasil e serão utilizadas pela Itaipu no Ecomuseu e em feiras e eventos, constituindo um importante legado para a empresa.

 

Com informações da Comunicação Social da Itaipu Binacional.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter