EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Biólogas do PTI integram o Fórum Consultivo de Apoio à UGD da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Créditos: Alexandre Marchetti/ Itaipu Binacional

Compartilhe este conteúdo:

A participação da instituição no Fórum será através do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT.IB), localizado no Centro de Competência em Inteligência e Gestão Territorial do PTI que possui ampla expertise com o tema.

Nos próximos quatro anos, as biólogas Angela Tischner e Juliana Lunkes estarão oficialmente representando o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) no Fórum Consultivo de Apoio à 1ª Unidade de Gestão Descentralizada (UGD) da Reserva da Biosfera do mundo. A iniciativa é liderada pela Itaipu Binacional e o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Composto por 10 membros governamentais e 10 não-governamentais, o Fórum Consultivo de Apoio à UGD tem como objetivo prestar suporte na implementação das iniciativas previstas no plano de ação, formar câmaras temáticas e definir a continuidade de algumas ações.

A UGD da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UGD RBMA Itaipu) soma cerca de 860 mil hectares, compreendendo as áreas protegidas da binacional e matas ciliares de 29 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná Parte 3, limitando-se com o Parque Nacional de Ilha Grande, ao norte, e com o Parque Nacional do Iguaçu, ao sul.

 

Para Angela, que é integrante titular do Fórum, será uma grande oportunidade para o PTI “poder contribuir no desenvolvimento de um plano de ação para o fortalecimento da conservação da Mata Atlântica no território em que atua, promovendo sua missão na região e, sobretudo, compartilhando seu knowhow em gestão para sustentabilidade territorial junto ao Fórum consultivo”, destacou. Angela e Juliana, titular e suplente, respectivamente, são integrantes do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT.IB), localizado no Centro de Competência em Inteligência e Gestão Territorial do PTI. A ideia é aproveitar a ampla expertise do Núcleo no desenvolvimento de soluções – a partir do uso de diferentes tecnologias para construção de banco de dados – que agregam valor à tomada de decisão, visando garantir o desenvolvimento regional sustentável, visando à conversação.

Além do PTI-BR, outras instituições compõem o Fórum, como ICMBio-Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Água e Terra (IAT), Conselho dos Municípios Lindeiros, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Parque das Aves, Cataratas S/A, entre outros.

Como funciona

As áreas de Reserva da Biosfera são implementadas por governos e chanceladas pela Unesco. A gestão é exercida com apoio de colegiados de gestores compostos de forma paritária entre representantes governamentais e não governamentais. A UGD é uma nova instância no sistema e conta com certa independência para a condução dos trabalhos.

Os três principais atributos de uma Reserva da Biosfera são a conservação dos ecossistemas, o fomento ao desenvolvimento sustentável e a produção de conhecimento científico.

A atuação da UGD está alinhada com a promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas (apoiar os vínculos econômicos, sociais e ambientais positivos entre as áreas urbanas, metropolitanas e rurais, fortalecendo o desenvolvimento nacional e regional) e de acordo com as premissas do programa A Humanidade e a Biosfera (antigo O Homem e a Biosfera).

Os municípios que fazem parte da iniciativa devem ser os principais beneficiários, uma vez que serão concentrados esforços para que elaborem seus Planos Municipais da Mata Atlântica, ferramenta importante para a conservação do bioma, prevista em lei, e pode facilitar o acesso a recursos financeiros de programas governamentais e de organismos internacionais.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter