EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Em alusão ao Dia Nacional da Inovação, PTI-BR celebra ações desenvolvidas dentro e fora da instituição 

Compartilhe este conteúdo:

Incentivando a cultura da inovação, o Parque Tecnológico Itaipu atua com o seu ecossistema e a sociedade em geral de forma ativa, abordando sobre a importância de inovar e quais resultados esse processo traz.  

 

No dia 19 de outubro, comemorou-se o Dia Nacional da Inovação, data anualmente celebrada com a finalidade de incentivar a inovação e o crescimento tecnológico, científico e intelectual em todos os campos de atuação profissional e também na vida pessoal. E, por sua vez, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) não poderia deixar de comemorar esta data de forma ativa.  

Um ambiente que investe em suas ideias, incentiva de diferentes formas para que ela saia do papel, te ensina como fazer isso e ainda dá suporte para que você possa alçar voos mais altos: este é o papel do PTI Brasil, que tem a inovação como carro-chefe dentro de suas ações.  

Engajando seus colaboradores, a instituição promoveu nesta terça-feira, 19, uma live interativa e descontraída, com game onde todos puderam interagir e conversar virtualmente, respondendo a perguntas sobre a temática criatividade e inovação, e garantir prêmios. Ainda focando em ações que conectam empreendedorismo e transformação digital, nesta sexta-feira, 22, aconteceu a Exposição da Inovação, feira aberta onde todos os habitantes do Parque puderam conferir uma demonstração do Sistema de Compartilhamento de Veículos Elétricos (MoVE), além de poderem dar uma “voltinha” nos carros; também foi possível conferir algumas soluções tecnológicas e produtos desenvolvidos pelos centros de competência do PTI, além de uma apresentação exclusiva de algumas empresas da Incubadora Santos Dumont.  

E as novidades não pararam por aí! Os colaboradores foram convidados para um tour especial ao redor do bairro Itaipu A, o primeiro e maior bairro Sandbox do Brasil, para conhecer in loco das tecnologias desenvolvidas e instaladas pelo PTI, para o Programa Vila A Inteligente. Para o profissional de tecnologia da informação e comunicação, Eduardo Falcão, “foi uma experiência muito legal poder visitar as tecnologias, às vezes estamos aqui trabalhando e não sabemos o que as outras áreas estão desenvolvendo. É muito bom o que nosso local de trabalho está promovendo em benefício da sociedade”. O colaborador mencionou que sua tecnologia preferida é, sem dúvidas, o semáforo inteligente.  

Disseminando inovação pelo Paraná 

Ainda em celebração, no início de outubro, o Parque Tecnológico também participou da 3ª Semana da Inovação do Paraná, uma iniciativa que busca engajar o ecossistema de tecnologia paranaense, realizada entre 4 a 8 de outubro. O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Paraná, com a coordenação da Superintendência Geral de Inovação (SGI) e apoio da Celepar, com o objetivo de promover o ecossistema de inovação do estado, por meio de networking e entretenimento online, totalmente gratuito e aberto à comunidade. 

“Nossa sociedade está cada vez mais tecnológica. Precisamos não só da inovação para tecnologias, mas do incentivo para o ato de inovar”, comenta o diretor de negócios e inovação do PTI Brasil, Rodrigo Regis. “Isso se conecta a uma ideia de formação mais empreendedora que possa estimular àquele que confia no PTI, a ter a perspectiva de que ele possa gerar riquezas, oportunidades e ajudar o desenvolvimento da região, do estado e do país”.  

Sempre próximo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, em âmbito nacional; da Superintendência Geral de Inovação, no estado Paraná; e da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em Foz do Iguaçu, o Parque Tecnológico movimenta as estruturas da região, ampliando o desenvolvimento. “Estamos em um dos estados mais inovadores do Brasil”, comenta o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido. “Nosso diferencial é a união de entidades, todo esse ambiente de cooperação criado pela tríplice hélice”. De acordo com o general, um ecossistema se consolida e fortalece da inovação. “O processo de inovar precisa de incentivo, e nós temos trabalhado para impulsioná-la”, ressalta.


 

Inovação no Agro 

A Huawei Brasil, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) assinaram em 1º de julho um Protocolo de Intenções para desenvolver uma importante parceria que vai conectar o agronegócio brasileiro à tecnologia das modernas redes 5G, mais eficientes, velozes e seguras na transmissão de dados. Entre as ações previstas, a partir da parceria entre as instituições, está a instalação de uma moderna antena de transmissão 5G na área do Show Rural Coopavel, que garantirá suporte tecnológico para a testagem e validação de novos produtos e serviços por parte das empresas âncoras, startups e academia. 
 

Inovação 4.0 

Parcerias que trazem benefício à sociedade em geral. Em setembro, foi inaugurado oficialmente o laboratório de Internet das coisas — Internet of Things (IoT) —, custeado com recursos de convênio entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu Brasil e Instituto Federal do Paraná. Para viabilizar a prática das disciplinas técnicas, estruturou-se o Laboratório de Internet das Coisas. A parceria permitiu a aquisição de equipamentos, ferramentas tecnológicas, mobiliário, entre outros recursos materiais.  

Inovação que gera negócios 

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) apresentou o seu potencial nas áreas de tecnologia, inovação e negócios na maior feira de exposições do mundo, a Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo principal do PTI-BR na Expo Dubai foi fazer networking, expor a marca e posicionar o Parque como referência em inovação, tecnologia e negócios, no estado do Paraná e no Brasil. Desse modo, a ideia é ser cada vez mais protagonista e receptor de oportunidades nas rodadas de negócios, encontros técnicos e exposições, nas suas temáticas de expertises: Energias Renováveis, Agronegócio, Turismo e Cidades Inteligentes. 

Programa de Inovação Corporativa 

Com o objetivo de implementar a cultura da inovação na instituição, foi dado um novo olhar ao planejamento estratégico do PTI-BR. Assim surgiu o Programa de Inovação Corporativa, iniciativa que visa implementar a cultura da inovação na instituição. O Programa também trabalha para despertar nos colaboradores a curiosidade, a inquietude e o pensamento criativo para resolver, com inovação, os problemas do dia a dia do trabalho.  

Em conjunto com os colaboradores, foi definido o nome InovaParque para o Programa e, em, seguida lançado o Desafio InovaParque, com o objetivo de estimular a integração entre as áreas e o surgimento de ideias criativas, que contribuam para um ambiente favorável à experimentação e ao aprendizado. Desta forma, poderemos ter mais engajamento, mudança de comportamento, aumento da produtividade e reconhecimento por meio da meritocracia. O Desafio possui duas categorias: 1) Boas práticas implementadas (melhorias que geraram resultados nos últimos 12 meses); e 2) Ideias Inovadoras (algo novo com viabilidade de implementação no próximo ano) e serão premiadas as 3 melhores ideias de cada categoria, considerando as Ideias Inovadoras com capacidade de implementação em 2022. Foram 60 ideias submetidas e mais de 100 colaboradores do PTI-BR envolvidos.  

Paralelamente acontece a Jornada do Conhecimento em Inovação, envolvendo colaboradores e líderes de todas as áreas, com foco no nivelamento do conhecimento em inovação na instituição, com oficinas práticas sobre o processo de geração de ideias. O principal objetivo da capacitação é treinar os colaboradores para que este processo seja parte das ações diárias desenvolvidas na Fundação. Além disso, colaboradores têm participado de capacitações e projetos que estimulem iniciativas inovadoras. 

 

Se você contar sua ideia para 10 pessoas e 9 delas disserem que você está maluco, provavelmente você está fazendo algo inovador” – Nolans Bushnell. 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter