EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

FIciencias 2021 iniciou nesta segunda-feira com 99 trabalhos selecionados

Compartilhe este conteúdo:

A feira, evento tradicional na área científica em escolas, terá programação de cinco dias com projetos de estudantes que mostram muita criatividade e inovação 

 

Começou nesta segunda-feira, 08, a 10ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). O evento é um espaço para estudantes, do ensino fundamental e médio, apresentarem ideias criativas e inovadoras, em diversas áreas das ciências, e ocorrerá 100% online até a sexta-feira (12). 

Dos 99 projetos selecionados para a FIciencias 2021, 89 foram de trabalhos inscritos e mais 10 trabalhos vieram de feiras afiliadas. Esta edição contará com a presença de aproximadamente 300 participantes, entre professores e alunos, do Brasil e Paraguai. 

Na abertura da FIciencias, a professora Ana Paula Vidotti, representante do Comitê Gestor do FIciencias, enfatizou a importância dessa atividade. 

“Esse evento tem um impacto muito positivo na vida desses estudantes. São experiências que transformam a vida de muitos jovens, ajudando-os a definir suas carreiras. Além disso, é uma oportunidade de integração muito boa entre estudantes de dois países e de diversos estados brasileiros. Aprenderemos muito com esses trabalhos apresentados no decorrer da semana. Quero agradecer a Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) por manter a qualidade desse importante evento, mesmo em um período de pandemia”, disse a professora. 

 

Motivo de Orgulho 

De acordo com Andréa Pavei Schmoeller, coordenadora geral do FIciencias, a feira é sempre um motivo de orgulho para o PTI-BR, pois a cada edição aparecem mais exemplos dos frutos positivos gerados a partir desse incentivo. 

“Sempre temos grandes talentos aparecendo. Tenho dois casos, dentro de uma lista grande de exemplos: uma aluna tem participado das pesquisas sobre a Covid-19. Atualmente ela é aluna de Engenharia Biomédica, no Darthmouth College, em New Hampshire, nos Estados Unidos. Outro exemplo é de um ex-participante que atualmente trabalha na Apple e trabalhou no desenvolvimento do iPhone 12. São frutos do empenho que realizamos todos esses anos”, contou Schmoeller. 

O general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, destacou o papel da FIciencias para o fomento do interesse nas ciências, no empreendedorismo e na construção de uma sociedade melhor. 

“Queremos um país forte e a base para isso é a educação, pois será ela que criará melhores oportunidades para todos. Nós, do Parque Tecnológico Itaipu, temos a missão de gerar inovação, através da ciência e da tecnologia, por isso, temos como uma de nossas principais metas o sucesso da FIciencias. Esse movimento nas escolas ajuda a despertar o interesse na ciência, na tecnologia e na inovação, através da metodologia hands-on, na qual acredito muito. Com todas as dificuldades nesse período de pandemia, 99 trabalhos serão apresentados essa semana e isso mostra que esses jovens se mobilizaram e encontraram alguma maneira de participar desse evento”, disse o general Eduardo Garrido. 

 

     

 

Programação e premiação 

De segunda a quinta-feira (08 a 11/11), a programação da FIciencias ocorrerá em dois blocos: na parte da manhã das 9h às 11h30 e a tarde das 15h às 17h30 pelo canal da FIciencias no youtube: https://youtube.com/c/FIcienciasFeira. E na sexta-feira (12), a partir das 16h, serão divulgados os projetos premiados. 

Ao longo dos cinco dias haverá ainda uma programação de palestras com especialistas em temas relacionados a inovação, tecnologia e empreendedorismo. Uma das novidades deste ano é que durante a feira serão apresentados diversos pontos turísticos de Foz do Iguaçu, com o intuito de estimular a participação presencial no próximo ano, quando o evento deverá voltar ao modelo híbrido (presencial e online). 

As apresentações dos trabalhos dos estudantes, em playlists por área do conhecimento, também poderão ser acompanhadas já a partir do primeiro dia do evento.  

Em todas as lives serão sorteados brindes para os participantes que ficarem até o final. Já a premiação para os 3 primeiros lugares gerais será em dinheiro. Mais uma novidade é a volta da premiação por aclamação popular que será feita no final da FIciencias, destacando os vídeos mais vistos e curtidos no canal do youtube. 

  

A FIciencias 

Realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e pela Itaipu Binacional, em parceria com 6 universidades (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), a FIciencias vem se consolidando como um evento tradicional na área científica.  

Nas 9 edições anteriores, a FIciencias contou com 22.726 participantes de 1.289 escolas da Argentina, do Paraguai e do Brasil (Paraná e Santa Catarina). Este é o segundo ano consecutivo que a feira está sendo promovida virtualmente.  

Participam alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ou do ensino médio e/ou da educação profissional técnica de nível médio das instituições públicas ou particulares, individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos contam com um orientador para auxiliar na condução das pesquisas. 

Este ano o evento conta com uma novidade: a participação de estudantes e professores das instituições parceiras, na I Mostra Universitária, que também está disponibilizada no nosso canal do Youtube.

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter