EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Obras do acesso independente ao Parque seguem em ritmo acelerado

Estrada nova de acesso ao PTI

Compartilhe este conteúdo:

Construção da estrada de acesso ao PTI-BR foi concluída em novembro de 2022. Agora, estão em execução as obras complementares para viabilizar a utilização do novo trajeto.

Em 2022, as obras da estrada de acesso independente ao Parque Tecnológico Itaipu-Brasil foram concluídas. Entretanto, nesse ano as obras para que o acesso ao Parque se desvincule à barreira de controle da Usina Hidrelétrica continuam a todo o vapor. Essas obras do acesso independente fazem parte de mais um convênio entre PTI e Itaipu Binacional.

De acordo com Rudi Eduardo Paetzold, engenheiro e gerente da área de Infraestrutura, Segurança e Serviços do PTI, “estas obras complementares são vitais para o pleno funcionamento da estrada de acesso, garantindo um controle adequado e proporcionando o nível de segurança ideal para todos os habitantes do Parque”.

Como a Itaipu é uma área de segurança nacional, é muito importante que o número de transeuntes diminua, aumentando o controle pela segurança institucional. Portanto um espaço de acesso próprio e independente trará benefícios para a Itaipu e, principalmente, para os habitantes do PTI.

Além disso, a diminuição da distância até o Parque também terá influência na vida dos habitantes. Ou seja, a partir do novo acesso, percorrerão uma distância menor para chegar ao trabalho, à escola/faculdade ou, ainda, a sua startup localizada aqui.

Finalização das obras complementares

Como a estrada já está concluída, nesse momento são executadas obras complementares. Isto é, o Portal de Acesso, cercamento e monitoramento, fibra ótica e demais itens de controle e segurança para o pleno funcionamento. 

As obras complementares iniciaram-se em setembro de 2022 e estão dentro do que está previsto no cronograma de execução. Dessa maneira, espera-se que os últimos ajustes para a liberação desse novo acesso aconteçam ainda no primeiro semestre de 2023.

Como o portal do PTI será um equipamento de controle de entrada exclusiva para a área do PTI-BR, localizado sobre o trecho da nova estrada de acesso, o gerente da área de Infraestrutura, Segurança e Serviços ainda afirma que “além da execução destas obras, também é muito importante destacar que serão necessários ajustes nas normativas e determinações da Itaipu. São elas que atualmente regulamentam o acesso dos habitantes do Parque pela barreira de controle da Usina e que deverão, então, prever todo este redirecionamento de público para o novo acesso. As tratativas para esses ajustes nas normativas e determinações também já iniciaram”.

Assim, nos próximos dias, mesmo antes da conclusão da construção do Portal do PTI, a estrada será aberta para visitação exclusiva. Colaboradores do Parque e, ainda, funcionários das universidades localizadas aqui terão a oportunidade de visitar o andamento das obras de acesso independente do PTI.

Veja imagens da nova estrada de acesso ao PTI e obras do projeto do novo Portal PTI:
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter