EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil terá destaque no Smart City Expo Curitiba

Tecnologias Cidades Inteligentes Foz do Iguaçu

Compartilhe este conteúdo:

A versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo será realizada entre os dias 22 a 24 de março em Curitiba e contará com a presença do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) estará apresentando o primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil, localizado em Foz do Iguaçu, na versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB).

De 22 a 24 de março, a iniciativa estará em exposição na 4ª edição do evento, que terá como tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. A expectativa do SCECWB é de reunir 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).

O principal objetivo da participação do PTI-BR no Smart City Expo Curitiba é de levar para o mercado as soluções do Centro de Excelência em Smart Cities, uma ação que busca acelerar o desenvolvimento das cidades brasileiras por meio de tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população.

Durante os três dias de evento, o público poderá conhecer no estande do PTI-BR os produtos oferecidos pelo centro, entre eles: o programa em cidades inteligentes; qualificação e capacitação de equipes; teste, validação e certificação de tecnologias; implantação e operação de Centro de Gestão Integrada; matchmaking de negócios e os programas de Inovação Aberta.

Localizado no Bairro Itaipu A, primeiro bairro público inteligente do Brasil, o Centro de Excelência em Smart Cities tem como propósito ser um ambiente de promoção da temática de Smart Cities para gestores públicos por meio da representação real de um ambiente de integração das operações urbanas em municípios, ao mesmo tempo em que trabalha em prol da inovação, empreendedorismo e negócios.

O centro é uma ação integrada entre o PTI-BR e a Brasil Soberano e conta com a parceria estratégica da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Itaipu Binacional, além de contar com o acompanhamento de organismos de referência, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC).

Cidades mais inteligentes

Segundo o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, a participação do Parque Tecnológico no evento é mais uma oportunidade para consolidar Foz do Iguaçu como referência na temática de Smart Cities e de posicionar a cidade como um polo de inovação e empreendedorismo. “O propósito de apresentar as soluções em Cidades Inteligentes no Smart City Expo Curitiba é de contribuir para a transformação de cidades mais inteligentes, conectadas e sustentáveis, possibilitando melhorias em diversas áreas a partir da utilização dessas tecnologias, como segurança, educação, empreendedorismo e qualidade de vida”, explicou. “Além de atrair investimentos, empresas, projetos inovadores e desenvolvimento para a nossa região”, complementou.

Conheça o SCECWB

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países. No Brasil, o congresso é realizado desde 2018 em Curitiba, organizado pelo hub iCities com apoio da Prefeitura de Curitiba e chancelado pela Fira Barcelona. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.

Soluções PTI-BR

Conheça em detalhes todas as soluções e projetos do PTI-BR em Smart Cities acessando: https://www.pti.org.br/cidades-inteligentes/.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter