EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Visita da Unicentro ao PTI-BR sela a assinatura de protocolo de intenções entre as instituições

Visita da Unicentro protocolo
Visita da Unicentro protocolo

Compartilhe este conteúdo:

Incentivo ao empreendedorismo e inovação são os objetivos da assinatura do protocolo de intenções firmado durante a visita da Unicentro à Fundação PTI-BR, nessa segunda (22). 

A visita da Unicentro, dessa vez, envolve o Centro de Empreendedorismo e teve o objetivo de desenvolver o empreendedorismo e a inovação. O Protocolo de Intenções foi assinado nessa segunda-feira, com a participação do reitor da Unicentro, e os diretores do PTI.  

Os protocolos assinados com instituições de ensino visam desenvolver ações conjuntas para qualificar, formar e aprimorar o capital intelectual das instituições. Assim, cria-se cooperação e promove-se transferência tecnológica de projetos e pesquisas entre Universidade e Parque, além de facilitar o intercâmbio de estudantes, docentes e técnicos. 

Já esse documento se trata da adesão do Programa PTI Conecta Universidade edição 2.0, que define a universidade como divulgadora do programa para os alunos, promovendo, então, a participação nos workshops cedidos pelo PTI. No programa os alunos também são motivados ao empreendedorismo e inovação. Essa parceria é importante para o PTI, sobretudo por permitir essa conexão com a base do ecossistema de inovação, que é o capital intelectual.  

Visita da Unicentro comentada 
visita da Unicentro - reunião
Após assinatura do protocolo de intenções, reitor e diretores falam sobre a importância da parceria entre Unicentro e PTI-BR.

De acordo com o diretor de negócios e inovação, Rodrigo Régis, esse protocolo vai possibilitar o avanço e fortalecimento de programas, para estimular a educação empreendedora. Assim será possível transformar a região e o país, sobretudo com o aumento e a distribuição do PIB, que resulta desse capital produtivo gerado pelo empreendedorismo.  

No mesmo sentido, o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, destacou que essa oportunidade de cooperação reforça a visão que o PTI tem de contribuir com o empreendedorismo e a inovação no Paraná, de aproximar a Fundação da sociedade paranaense e de valorizar a educação. O reitor da Unicentro, pontuou a importância da universidade para a região e também que essa parceria com o Parque será muito importante para o desenvolvimento e, consequentemente, a distribuição de renda. 

Visita da Unicentro ao PTI fortalece parceria  

Após a assinatura, a comissão da Unicentro visitou o Centro de Tecnologias Abertas e IoT. Depois, a visita foi até o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e a Vila A Inteligente, bairro sede do primeiro Sandbox público do Brasil.  Entretanto, essa não é a primeira vez que a Unicentro faz um acordo com o PTI, pelo contrário. A parceria já dura aproximadamente 10 anos. 

Primeiro, porque a Unicentro é uma das seis universidades que participam do Comitê Gestor e da Comissão Avaliadora da FICiências. Essa feira de ciências possibilita interações e trocas de experiências entre estudantes e professores de escolas do Paraguai, Argentina e Brasil. E, principalmente, promove o conhecimento de novas realidades pelos participantes, melhorando o processo ensino-aprendizagem.  

Depois, sendo uma instituição de ensino renomada, possui vínculo com o PTI através da oferta de cursos de graduação e pós graduação, viabilizados pela UAB. A qual, por sua vez, tem o Polo de Foz do Iguaçu localizado nas dependências do Parque.  

Portanto, o Protocolo de Intenções é mais um documento que fortalece os movimentos a favor da pesquisa, da ciência e do desenvolvimento da tecnologia. Dessa forma, a parceria também busca criar soluções para dificuldades que a sociedade enfrenta. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter